quarta-feira, 20 de junho de 2018

Ferramentas do Laboratório: Caderneta Gourmet

Salve bravos! Depois de tanto tempo reabrindo a Casa do Alquimista! Ou será que não? Só o tempo dirá meus amigos!

Durante um horário vago na escola, estava organizando as fichas e penduricalhos dos meus jogadores e encontrei um monte de papeis avulsos sem nome, data e nenhum indicativo de a quem pertenceriam. Isso não é uma novidade no meu grupo: milhares são as reclamações sobre este ou aquele papel que eu joguei fora ou perdi nos meus entulhos. Acontece... papeis pequenos invariavelmente encontram o caminho para o lixo.

Mas o que me despertou a real atenção foi uma professora cortando folhas A4 e as unindo em pequenos blocos brochura para distribuir a alguns alunos que não tinham caderno – algo extremamente comum em escolas de regiões menos abastadas, como a que eu leciono – e ela, pacientemente, riscava linha por linha, pautando folha por folha (Os paranauês das informáticas não são muito apreciados pelas professoras mais velhas, então automação do processo = 0...). Sentei-me com ela e apresentei um velho amigo, o Word. Ajudei a pautar algumas folha com o tamanho que ela desejava e fizemos alguns cadernos em formato A5 para distribuir aos alunos.

Como todo RPGista, eu participava daquele projeto me perguntando... Como usar aquilo em mesa? No fim, acabei produzindo a “Caderneta Gourmet A6”, um bloco de anotações pautado para os jogadores. Pode parecer uma besteira, mas ajuda na hora de organizar as anotações.

Mas o draconato paladino de Bahamut, 13º nível, 4ª Edição da fila ao fundo pergunta: Mas, ok Alquimista, você nos trouxe aqui para isso? Não caro arauto da justiça e da matança, mas se estiver com pressa, tudo bem! A caderneta gourmet esta no link abaixo, se você quiser é só baixar e ser feliz.

Sério, é no clicar na imagem abaixo, pode baixar...


Baixou? Se cansou de ler? Muito bem, agradeço sua presença e bons jogos!

[Burburinho na sala. Algumas pessoas se levantam, muitos indignados por ficar aqui e ouvir uma história sobre a sala dos professores].

Ah sim, alguns de vocês ficaram. Bom saber! Para quem ficou, hoje vou ensinar algo novo. Que tal além das folhas de anotação, aprendermos a fazer uma caderneta propriamente dita?

Sim! Muito bem então bravos! Vamos começar os trabalhos!

Para fazer nossa caderneta, precisaremos de:
  • Folhas impressas da caderneta;
  • Papel de gramatura maior do que o papel ofício (pode ser papel cartão, caixa de sapatos, jornais institucionais – que costumam possuir uma gramatura maior – qualquer coisa mais grossa que papel normal e menos grossa que papelão);
  • Grampeador;
  • Estilete.




O processo é realmente muito simples.

Em primeiro lugar, vamos cortar as folhas da caderneta. O ideal é cortá-la nas bordas e na linha horizontal da folha. Não se preocupe se a impressão não ficar exatamente centralizada, fiz os as linhas picotadas de cor mais clara para evitar problemas de sobreposição.




Em seguida, vamos cortar o papel de maior gramatura. Ele será a capa do nosso bloco gourmet. Eu imprimi a imagem da classe que um dos meus jogadores usa (em nosso cenário, além das quatro classes básicas – clérigo, guerreiro, ladino e mago – usamos classes baseadas em totens, um dia falo delas, quem sabe), com uma linha para seu nome e outra para o nome do personagem.




Cortadas as folhas, vamos dobrá-las ao meio.

Vocês verão que quando juntamos muitas folhas, elas acabam ficando maiores no meio, e mais curtas nas bordas, nesse caso, faca nelas! Use uma régua de metal ou uma régua mais velha porque o estilete tem o mau hábito de subir sobre a régua, então, muito cuidado. As lâminas que estou usando são do conjunto WesternPro, são bem acessíveis – comprei os meus por umas 20 po – e cumprem bem sua função. Se você não tiver algo do tipo, o bom e velho estilete “escolar” cumpre bem a função.

Lembre-se que a capa deve ser a base do corte, assim as folhas não ficam curtas demais ou longas demais. Caso você coloque muitas folhas, aconselho encadernação de lombada quadrada, mas isso ensinarei outro dia. Neste caso, juntei dez folhas , suficientes para anotações de vinte sessões (caso o grupo sobreviva).


Dobradas e cortadas as folhas, hora de juntar tudo. Dois grampos são suficientes. Eu utilizei um grampeador comum, mas se você tiver acesso a um grampeador jumbo, o acabamento fica melhor.


Não vou fazer mais firulas com o bloco. No ponto em que esta ele já é perfeitamente utilizável. Se você quiser, passar um papel-contact sobre a capa (após seus jogadores escreverem seus nomes, é claro...) aumenta sua vida útil.




Bom, é isso, espero que esta dica seja útil para você como esta sendo para mim.

Prometo que num futuro não muito distante ensino a fazer lombadas quadradas para o que quer que seja.

No mais, Abraços Fraternos e até muito breve!

Sérgio Gomes, o Alquimista.

4 comentários:

  1. Interessante. Obrigado pela dica, vou usar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Ficamos felizes que tenha gostado Sandro! E aí, como ficou o resultado?

      Abraços, Sérgio "O Alquimista" Gomes

      Excluir
  2. Não sei oque ouve mas não consegui baixar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe amigo, só vi sua postagem hoje. Me perdoe mesmo!

      Você conseguiu baixar o arquivo?

      Abraços, Sérgio "O Alquimista" Gomes

      Excluir