Magia
Elemental
Pequeno Manual de Regras
Pequeno Manual de Regras
A
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magia elemental é a mais antiga forma de
controle dos elementos conhecida por arcanos e sacerdotes, numa época em que a
magia arcana e divina não era tão definida como hoje. Com o passar dos séculos,
o conhecimento primordial foi esquecido ou deixado de lado, considerado uma
arte menor ou uma involução da própria magia.
Porém, de alguns anos para cá,
os conjuradores – divinos e arcanos, em especial os feiticeiros – vem cada vez
mais abraçado este tipo de poder puro, resgatando velhos rituais e recriando
uma forma mais purista no uso dos elementos. Estes conjuradores são
pejorativamente conhecidos como “retrógrados”, mas chamam-se de “Conjuradores
da Velha Escola”.
A Magia elemental é uma nova regra que pode
ser utilizada em complemento ou substituição ao sistema de magia presente no
Old Dragon.
Os Elementos. A Magia elemental
baseia-se no controle de forças mágicas primordiais da natureza, os elementos.
Eles representam o equilíbrio entre as forças que compõe o cosmo, de forma
antagônica e complementar. Ao eleger os elementos que deseja compreender, o conjurador deve ter a ciência de que nunca
poderá escolher o elemento oposto, ou seja, um conjurador que eleja a água como
caminho, jamais trilhará as estradas do fogo.
O mestre deve
definir os elementos presentes em sua campanha, alguns exemplos são os Elementos Cardeais (Água, Ar, Fogo e
Terra), Elementos Alternativos
(Madeira e Metal), Elementos Naturais
(Clima, Sol) e Elementos Positivos/Negativos
(Luz e Trevas), mas uma miríade de outros elementos também podem ser selecionados.
Os elementos tem
graduação entre 1 e 10. Esta graduação é comprada através de pontos: No
primeiro nível, o conjurador recebe 3 pontos para adquirir seus elementos e 1
ponto a cada nível sequente.
O Maná. A magia elemental
é alimentada por uma força básica da natureza: O Maná. Utilizar um círculo da
magia elemental custa ao conjurador uma parcela do maná acumulado em seu corpo,
numa proporção de 1 ponto de Maná para cada ponto de graduação no elemento
usado. O conjurador começa sua carreira com 3+Mod. de Inteligência (Magos) ou
Sabedoria (Clérigos) ponto de maná, e recebe 1 ponto de maná por nível
seguinte. Os pontos de maná são recuperados numa taxa de 1 ponto de maná/hora.
Os Limites. Cada graduação em
um elemento permite ao conjurador causar 1d6 pontos de dano em seus inimigos a
até 20 metros de distância do conjurador, ou à 10 metros de raio dele. Cada
graduação também permite aumentar em +1 sua CA, Resistir a elementos opostos
(Resistência à magia 1/graduação), se mover a 5m/rodada. A magia elemental
afeta 1 alvo por graduação e possui duração instantânea quando causa dano.
Outros efeitos, como vôo, aumento de CA e Resistência à magia, duram um número
de rodadas iguais à sua graduação no elemento escolhido.
https://www.dropbox.com/s/k43mi8meqiyn1i4/Magia%20Elemental.pdf
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