Salve, Bravos!
Iniciando a contagem regressiva para o Dia das Bruxas, recebam
como gostosura – ou travessura – um micro-cenário que pode ser incluído em
qualquer cenário, em qualquer jogo e em qualquer época! Não localizei a ilha em
nenhum cenário e nem um mapa, para dar total liberdade ao mestre para conduzir
suas aventuras (mas posso providenciá-los caso vocês desejem).
No mais, boa leitura!
Ilha de Pracalta
Esta ilha só tem três coisas boas, filho... A sopa
de peixe da taberna, o sol que bate dois dias no ano e Elleonor Bragança, a
mulher mais bonita em muitas milhas. Fora isso, nada aqui tem sabor ou
requinte. É uma ilha feia, fria e fedorenta... se quer meu conselho, volte por
onde veio antes que se arrependa da viajem.
A
Ilha Pracalta é uma ilha pequena, com cerca de 5km². Seu clima é frio e
bastante chuvoso, o que garante névoa perene e pântanos escuros e gelados. Esta
ilha foi a muitos anos o lar de uma bruxa poderosa, Irmã Briganne, uma sacerdotisa da velha religião que decidiu se
isolar do continente para fugir da perseguição religiosa.
Durante
duas décadas ela permaneceu reclusa, envolvida em seus estudos e em comunhão
com a ilha, com quem dizem, irmanara em espírito e seguia como defensora. Ainda
segundo as lendas, Irmã Briganne levantou todos os dolmens e templos da ilha
com a ajuda de espíritos da terra, gigantes e fadas (embora pela idade das
construções acredita-se também que estivessem aqui muito antes de Briganne chegar...).
Seus
anos de retiro foram quebrados quando algumas família chegaram em busca de
abrigo e de proteção contra uma revolta civil no continente. Incomodada com a
situação mas ainda sim condoída da miséria sofrida por aquele povo, Briganne reservou
alguns hectares à oeste de seu território para que um pequeno acampamento
pudesse ser erguido.
Perseguição
Apenas
alguns anos após a chegada na ilha, o acampamento tornara-se uma pequena vila
de pescadores que na grande maioria do tempo deixavam a bruxa em paz,
solicitando apenas alguns favores como bênçãos à plantações, bendições para
crianças e para o gado ou pedidos de ervas para acalmar ou melhorar os ânimos
de maridos cansados... era uma convivência harmônica, com ganhos e perdas para
ambos os lados.
Até
que o Inquisidor chegou.
Vindo
do continente, o inquisidor Felippo de
Aragão Almeida e Gajos não perdeu tempo em instaurar um tribunal
eclesiástico na ilha e o espaço entre chegar e queimar Irmã Briganne não foi
maior do que dez dias. Orgulhosos, Felippo ordenou que a casa da bruxa e alguns
locais sagrados fossem destruídos e que ali fossem erguidos templos em nome de
sua divindade. Matar um infiel não era
pecado, afinal de contas, era a
vontade de Deus. O convento foi erguido, uma ordem foi ali instalada e a
bruxa caiu no esquecimento.
Maldição
O que não é relatado nos ofícios de
Felippo é que durante a construção a terra parecia revoltada: muros e pilastras
eram jogadas no chão, homens engolidos por buracos e muitos trabalhadores
enlouqueceram. Outros eram levados aos pântanos por uma voz sedutora e
encontrados dias depois afogados e sem os corações.
Relatos
de criaturas nunca vistas ali, como um cão negro com cabeça de coelho e chifres
de cervo, passaram a ser comuns. Espíritos eram vistos na névoa. Aparições de
fadas agressivas passaram a ser relatadas e num belo dia de missa uma
gargalhada estridente e sinistra foi ouvida em todos os cantos da ilha. Felippo
morreu em poucos dias, vítima do coração – ou da bruxa – o mar passou a ficar
violento e a névoa mais espessa próxima ao aniversário de execução da bruxa. Os
animais tornaram-se agressivos e as aberrações do pântano mais corajosas. A ilha
foi – e ainda é – evitada pelos habitantes do continente e sua população foi hostilizada,
o que os afastou ainda mais das terras além do canal...
Locais de Interesse
#
Vila do Olho do Mar.
Uma pequena vila pesqueira erguida a cerca de quinze anos. Ela é habitada por
cerca de cem a cento e cinqüenta pessoas que moram em casa simples feitas de
pedra e telhado de grama viva. Há apenas uma estrada na vila e as duas maiores
construções do local são o píer, capaz de comportar cinco barcos pesqueiros de
médio porte e a Taberna das Aleluias, que serve como hotel, taberna, prefeitura
e salão de justiça, dependendo da ocasião.
A
população é simples e pouco letrada, vivendo do que o mar lhes dá e das
plantações de milho, cevada, feijão e leguminosas. Poucos se importam
verdadeiramente com dinheiro aqui, e desejam ter apenas o suficiente para comer
e vestir. Há um bom número de crianças e jovens no local.
A
vila é “governada” por Silas Petes Vaus II, prefeito, juiz, banqueiro e escriba
da cidade.
#
Convento das Irmãs de Santa Agnis.
Construído à mando de Felippo, o convento das Agnitas é um forte sólido,
compacto e relativamente confortável, onde vivem cerca de vinte irmãs e trinta
servos e servas. Irmã Speranza comanda o local.
#
Pântano dos Murmútios.
Um pântano como outro qualquer: Fétido e perigosos. É sempre frio aqui, mesmo
quando o sol brilha e a névoa esta sempre alta. Dizem que aqui vivem ondinas ou
sereias – a lenda diverge – canibais. Seja verdade ou não, sabe-se de pelo
menos uma bruxa que fez deste terreno seu lar.
Segundo algumas lendas, os restos
mortais de Irmã Briganne foram jogados nas águas deste pântano.
#
O Lago que Chora.
Um dos mais misteriosos locais da ilha. Ele está próximo ao centro do lugar e à
sua volta há dezenas de dolmens e pedras rúnicas. Dizem que em noites em que a
lua cheia é visível e ilumina o lago, um murmúrio – como um choro fraco de
mulher – pode ser ouvido saindo de suas águas...
Ilha Pracalta na Fantasia Medieval
A Ilha Pracalta é um gancho que pode
ser utilizado pelo Forjador de Mundos em aventuras onde haja necessidade de
incluir o sobrenatural ou algum item necessário para a conclusão de uma
aventura. Os personagens podem ser pagos pela igreja patrona de Felippo para
investigar sua morte ou serem seguidores da velha fé que desejam mais
informações sobre a bruxa.
Pracalta pode ser usada também como
uma espécie de meio-termo entre o mundo dos espíritos (ou plano das sombras, ou
similar...) e o mundo dos vivos, ou mesmo como um portal entre seu mundo de
campanha e outros cenários como Ravenloft
ou Innistrad.
O local ainda é uma terra sagrada
para a velha fé, habitada por espíritos, fadas e pequenos animais míticos.
Ilha Pracalta na Fantasia Moderna
Em
uma campanha moderna, considere que o vilarejo possui cerca de três séculos. O convento
foi convertido em um hospital psiquiátrico no início do século XX, mas logo
abandonado. Algumas lendas contam que o espírito da bruxa ronda o antigo
convento e o pântano, que abrigaria hoje criaturas bizarra, híbridas entre
homens e peixes.
A
ilha foi alvo dos nazistas que acreditavam que o lago seria um portal para
outro mundo e nas décadas de 60-90, o governo teria reativado o hospital
psiquiátrico para fins de pesquisas militares envolvendo ocultismo. No século
XXI muitas neo-bruxas buscam o lugar em busca de sabedoria e de uma possível
conexão com Irmã Briganne.
Boatos e Rumores
#
Um antigo espírito teria se apropriado
do convento e qualquer um que ali habite está fadado a uma morte terrível;
# A bruxa teria, por
um milagre, sobrevivido a sua punição. Ela se associou aos espíritos da
natureza e busca purificar a ilha que ela e seus habitantes possam viver em
paz;
# A bruxa teria, por
um milagre, sobrevivido a sua punição. Ela teria feito um pacto com uma
criatura terrível e ancestral, um deus-monstro vindo das estrelas. Ela teria
desenvolvido o feitiço que criou os homens-peixe e deseja sacrificar todos os
moradores da ilha para que o deus-monstro possa entrar em nossa realidade;
# A Ilha é um portal
entre o presente e o passado, sendo o lago a entrada e saída deste portal;
# Muitas jovens da
região estão se agrupando em um razoavelmente poderoso coven, guiado pelo
espírito de Briganne. Não se sabe quais as intenções do grupo;
# (Fantasia Moderna) A Ilha se tornou uma
base de experimentos genéticos e místicos do governo. Não houve resultado a
curto prazo e o projeto foi abandonado, mas agora a ilha é infestada de
aberrações, monstros e fenômenos estranhos;
Idéias para Aventuras
#
A
Bruma que não se põe:
As brumas do fim da tarde vem persistindo dia após dia. Após algumas semanas
elas simplesmente não se vão. Algumas crianças afirmam ter visto Irmã Briganne
no meio do nevoeiro. Ela estaria pálida, com olhos vermelhos e grandes caninos
sujos de sangue...
#
Coração
de Cavaleiro: Animais estranhos
vêm atacando a população. Por mais que sejam combatidos eles apenas se afastam
até a próxima noite. Uma lenda local diz que estas criaturas só poderão ser
derrotadas pela Coração de Cavaleiro, uma espada antiga que teria sido lançada
no Lago que Chora, poderia destruí-los. Ainda segundo a lenda, a guardiã do
lago só cederia a recompensa após uma série de testes;
#
Homens-Peixe: Pessoas estão
desaparecendo na ilha, permanecendo desaparecidas por cerca de uma semana e
depois voltam a suas vidas normais, como se nada houvesse acontecido. As autoridades
afirmam que tudo não passa de uma brincadeira para espantar o tédio, mas o
louco da cidade afirma categoricamente que os habitantes vem sendo substituídos
por homens-peixes adoradores de uma divindade estelar antiga e que os
verdadeiros moradores serão sacrificados em nome dela...
#
O Murmúrio da Bela:
O corpo de uma jovem é encontrado dentro de um olmeiro. Ela esta nua e coberta
por símbolos pagãos. Três dias depois, outra jovem tem o mesmo destino.
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Espero que tenham
gostado!
Não deixem de
comentar, seu feedback é muito importante.
Abraços Fraternos,
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