quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Herbalismo - Parte 3: Preparados e Histórico



Salve bravos!

Seguimos nosso artigo sobre herbalismo apresentamos alguns preparados e idéias de criação do background do seu herbalista.

Veja a Parte 1 deste artigo Aqui.
Veja a Parte 2 deste artigo Aqui.


Preparados
Inúmeros preparados podem ser criados dos insumos coletatos pelos personagens. Ao contrário de poções mágicas, os preparados herbálicos podem ser criados por membros de qualquer classe – inclusive por monstros.

Alguns insumos podem ser processados em qualquer tipo de preparado. Outros podem ser processados apenas em preparados específicos – bandagens, banhos, ceras, chás, compressas, fermentação/destilação, incensos, óleos, ou tinturas – mas deixamos para o mestre decidir quais insumos resultam neste ou naquele preparado.

Em relação a quantidade, considere que um teste bem sucedido na procura dos insumos resulta na obtenção de insumo suficiente para a produção de um preparado.

Bandagens/Compessas (2 doses). Bandagens e compressas são utilizadas principalmente como preparados de cura – mas venenos e anestésicos também podem ser ministrados assim. Faixas de tecido ou couro são embebidos em soluções herbálicas e aplicadas sobre a pele ou feridas do alvo;
Banhos (1 dose). Alguns insumos devem ser diluídos em gandes quantidades de água, onde o alvo deve ser submerso. Entre os banhos mais comuns estão aqueles utilizados para limpezas físicas e espirituais, preparações para batalhas, remoção de maldições...
Ceras (1 dose). Estes preparados pastosos são normalmente utilizados para untar armaduras e armas, concedendo algumas habilidades especiais ao objeto. Um exemplo bastante comum é a cera de acônito, utilizada para tornar armas mais efetivas contra licantropos;
Chás (2 doses). Insumos podem ser utilizados para criar chás – emulsões diluídas em água quente – que são utilizados principalmente para efeitos de cura e viagens astrais. Alguns chás são utilizados antes de batalhas ou rituais poderosos;
Fermentação/Destilação (1 dose). Alguns insumos precisam passar pelo processo de fermentação ou destilação para que seus efeitos possam surgir. O processo pode ser feito através de técnicas mais tradicionais – como mastigando e cuspindo o insumo – ou técnicas mais modernas – através de alambiques. Independente do método, o resultado será o mesmo;
Incensos (4 doses). Incensos são preparados que devem ser queimados para que seus efeitos sejam ativados, e cobrem uma área de 4,5 x 4,5m;
Óleos (1 dose). Óleos são os preparados de maior vida útil, podendo ser conservados por muitos meses. Óleos costumam ser bases para outros preparados, e uma dose de óleo pode ser convertido em doses de outros preparados – assim, uma dose de óleo poderia ser convertido em duas doses de tinturas, ou duas doses de chá, ou uma dose de banhos, etc...
Tinturas (2 doses). Ao contrário do que o nome pode sugerir, tinturas são resultado da diluição de um insumo em uma quantidade de álcool. São utilizados principalmente na produção de remédios, calmantes e preparados solúveis em bebidas, como alucinógenos e venenos.

O Herbalista: Uma nova classe?
Quando desenvolvi este artigo, me questionei diversas vezes se haveria a necessidade de criar mecânicas específicas para delimitar os herbalistas, fosse uma classe básica, fosse uma classe de prestígio/avançada/especialização... Talvez um talento ou perícia, mas no fim, optei por me apropriar de uma das novidades da 5e para caracterizar nosso herbalista – Os antecedentes – e de uma característica das classes de Dungeon World – Os vínculos. Basicamente para os outros jogos que não possuem estas mecânicas nada muda, sendo que apenas agrupamos um grupo de perguntas para que a construção do personagem possa se tornar mais interessante:

Personalidade. Escolha dois traços de personalidade para seu herbalista. Para facilitar as coisas, vamos dar a você vinte opções.

Vínculos. Vínculos são situações que ligam seu personagem aos personagens de seus companheiros de mesa, ou a NPCs. Você pode escolher um ou mais personagens e completar um ou mais dos vínculos a seguir:

Fui salvo por uma senhora que usou ervas que eu não conheço. Nunca mais a vi, mas __________________ sabe onde ela esta...
__________________ prometeu me levar em uma região onde fungos exóticos nascem;
__________________ possui conhecimento que eu desejo;
__________________ salvou minha vida e eu desejo retribuir esse favor;
Os insumos que __________________ conhece são exóticas e estrangeiras. Eu desejo tal conhecimento!

Ideais. Ideais são motivações para seu personagem. Escolha um dos ideais abaixo ou role 1d6

1d6    Ideal
1.       Desejo descobrir insumos raros e exóticos;
2.       A cura dos mais pobres é minha missão de vida;
3.       Estou em busca do veneno perfeito;
4.       Um preparado misterioso salvou minha vida e quero descobrir o que ele é...
5.       Eu anseio um dia reunir todo o conhecimento daos insumos deste mundo...
6.       Antigas tradições são verdades em risco de extinção.

Elos. Elos representam ligações gerais – ao contrário dos vínculos, que representam ligações pessoais – com o mundo.

1d6    Ideal
1.       A tradição que sigo é minha guia absoluta;
2.      Um nobre me encomendou um elixir exótico e poderoso. Desde então busco por insumos que permitam sua criação;
3.       Busco conhecimento para alcançar reconhecimento;
4.       Um dia provarei ser o melhor herbalista deste reino!
5.       Eu morreria para defender e proteger meu conhecimento;
   6.      Meu conhecimento é para tornar o mundo um lugar melhor.

Defeitos. As partes ruins de sua personalidade, historia ou atos...

1d6    Defeito
1.       Quando algum conhecimento me interessa posso me tornar mesquinho e bastante desonesto;
2.       Sou bastante egoísta em relação ao que produzo;
3.       Vejo minha tradição como um dogma inquebrável;
4.       Não compartilho meus segredos e conhecimentos;
5.       Eu mataria por um conhecimento ou insumo exótico;
6.       Eu farei qualquer coisa para por minhas mãos em alguma preparado/insumo raro ou sem preço.


Espero que estes artigos tenham sido úteis!

Não deixe de comentar e curta nossa página no Facebook!

Abraços fraternos,

Sérgio “O Alquimista” Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário