sexta-feira, 1 de março de 2019

Destilando Conceitos - Muito mais que uma folha em branco, p.2


Antecedentes Sociais
No artigo anterior citamos como parte da criação de um bom personagem seus antecedentes, informações de sua vida pregressa e atual que dão a ele tanto uma colocação profissional quanto uma colocação social. Antecedentes não são um ponto obrigatório, mas enriquecem a história do personagem. Cada antecedente é acompanhado com algumas perguntas que podem auxiliar na criação da visão de mundo – e do histórico – de seu personagem.

Neste artigo apresentaremos os antecedentes sociais e no próximo – o último da série, os antecedentes profissionais.

Para maiores informações sobre a mecânica de Honra, acesse este link.


Condição Social
Basicamente temos duas condições sociais em cenários medievais: ou se é nobre, ou se é plebeu. Algumas condições extras podem ser desenvolvidas (nobres maiores e menores, burgueses, trabalha-dor livre, bastardo...), mas inicialmente trataremos apenas as duas mais simples:

Nobre. Você possui linhagem nobre, mesmo que seja de casta mais baixa. Você sabe ler e escrever em um idioma e provavelmente será mais bem tratado do que os outros. Você nasceu em berço de ouro ou é um nobre sem posses? Como você exerce sua autoridade? O que o povo significa para você?
Benefícios: Dobro do dinheiro inicial, Alfabetizado.
Honra: +1.

Plebeu. Você nasceu sem posses, trabalhando para pessoas que nasceram com algum bem na vida. Sua vida é dura e cheia de labor, mas você desenvolve técnicas que nobres jamais desenvolveriam. Sua família serve a este senhor a muito tempo? Como você lida com os outros servos desta terra? Como você e seu senhor se relacionam?
Benefícios: Escolha uma profissão: você pode utilizá-la como uma perícia treinada.
Honra: 0.

Condição Situacional
A condição situacional é um complemento de sua situação social. Ela também influi em sua honra mas, mais do que isso, influi em seu espaço no mundo: enquanto um homem livre pode ir a qualquer lugar, um escravo não pode ir e um juramentado só pode sair com o consentimento de seu senhor. Aqui também trabalharemos um número pequeno de antecedentes – apenas quatro – o que não impede que outros sejam desenvolvidos:

Escravo. Você é posse de alguém, seja de forma temporária ou definitiva. Por que você foi escravizado? Há alguma forma de se livrar de sua condição? Como você e seu senhor se relacionam?
Honra: -1.

Juramentado. Você jurou seus serviços a um senhor ou organização. Ao contrário de um escravo você é livre para ir e vir, desde que seu senhor assim o permita. Um juramentado esta nessa condição por um tempo determinado por seu senhor. O que o levou a jurar fidelidade a este senhor /ordem? Por quanto tempo permanecerá nesta condição? O que o faria quebrar um juramento?
Honra: +1.

Homem Livre. Você é dono de sí mesmo, livre para ir e vir e para vender seus serviços a quem pagar mais. Você sempre foi livre ou já possuiu um senhor? Sua família goza da mesma condição? Como se relaciona com juramentados e escravos?
Honra: 0.

Pária. Você foi expulso de alguma organização ou terras por um crime ou fracasso. O motivo de seu exílio pode ser conhecido por todos ou só pelo personagem, mas nas duas situações o peso da falha – seja este um peso social ou pessoal – é o bastante para fazer com que o personagem se sinta inferiorizado. Qual foi o seu crime ou falha? Apenas você foi exilado/segregado ou outras pessoas sofreram pelo seu erro? Há alguma forma de reverter sua condição?
Honra: -1.

Espero que gostem!

Não deixem de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram!

Abraços Fraternos!

Sério "O Alquimista" Gomes

2 comentários:

  1. Curti muito. Mecânica simples e fica bem legal pra determinar os antecedentes da personagem. Parabéns, Casa do Alquimista!

    Ass: Franz Andrade

    ResponderExcluir