O Passado de um personagem
é tão importante quanto seu presente ou futuro. Um personagem sem uma história
é pouco mais do que uma folha em branco no começo de um livro esta ali para
ocupar espaço, nada mais.
A criação do histórico é
uma das partes mais divertidas da criação do personagem, mas ela é normalmente
passada oralmente para o mestre e muitas vezes conhecida apenas pelo jogador
que o criou e pelo mestre daquele grupo, o que não é errado, mas muitos
detalhes são perdidos no meio do caminho; em outras situações, o jogador tem
pouco tempo para preparar seu histórico e em alguns casos o histórico é
completamente negligenciado! Não que seja impossível jogar com folhas em branco,
mas um passado minimamente sólido pode ajudar e muito!
O intuito deste artigo é
ajuda-lo a dar base a seu personagem da forma mais completa e fácil possível!
Então, mãos à obra!
É tentador fazer um personagem sem passado. Não ter
que pensar em nada e só jogar é uma Utopia que pode funcionar para os jogadores
durante um tempo, mas é um pesadelo em tempo integral para o mestre. Para facilitar o andamento
do histórico, vamos dividi-lo em três sessões simples: Passado, Antecedente e Objetivo geral.
Passado
Mesmo que muitos digam o
contrário, o passado é a parte mais fácil de um histórico. À não ser que você
esteja jogando Dragonlance, Ravenloft ou qualquer coisa do mundo das trevas, um
histórico curto de poucas linhas é mais do que suficiente para começar. Você
não precisa escrever um romance de vinte e sete capítulos e trezentas e noventa
e seis páginas para contar uma história, apenas traçar as informações gerais!
Mas ao mesmo tempo, temos que tomar cuidado com a generalização e simplificação
– ou simplorificação – excessiva: um guerreiro que aprendeu o manejo da espada
com seu pai é muito mais do que um simples guerreiro
que aprendeu o manejo da espada com seu pai!
Veja bem: ele possui uma
família, ou pelo menos parte dela (o pai),
que possui treinamento em um tipo de arma que não é comum a camponeses (espada) e que recebeu este treinamento
por um motivo específico (um herói
aposentado que se torne, digamos, um fazendeiro não precisa utilizar armas)!
Além disso, nosso personagem se tornou um guerreiro e, uma vez que esta na
estrada, um aventureiro.
Estas informações já são
mais do que suficiente para começar, assim, com um pouco mais de palavras em
uma frase temos: Meu personagem é um
guerreiro que aprendeu o manejo da
espada com seu pai para ajuda-lo na defesa da fazenda em que
vivia com ele e com suas irmãs, e da cidade contra os orcs. Quando se tornou
mais velho, uniu-se a uma caravana de comercio como guarda-costas e permaneceu
com ela até algumas semanas atrás, quando partiu para uma vida de aventuras.
Com poucas palavras a
mais, temos um histórico simples, mas funcional. Assim, há quatro perguntas
básicas que podemos fazer ao criar um personagem: O que ele é? Como se tornou o que é? Ele possui família? Por que partiu
em aventuras? Não é perfeito, mas é funcional.
Antecedentes
Uma ferramenta
extremamente útil apresentada pela nova edição do D&D são os antecedentes.
Eles dão um pequeno fôlego e um direcionamento ao histórico com pouca ou
nenhuma rolagem de dados. Particularmente acho que rolar dados para definir seu
passado é um tanto preguiçoso, mas a ideia flui de forma muito limpa.
Em nosso cenário, Agartha,
preferi utilizar uma apresentação mais limpa dos antecedentes, amarrados à
mecânica de honra, que pode conceder alguns benefícios a mais ao personagem,
mas num primeiro momento vamos nos ater ao que um antecedente pode fazer por
seu histórico. Na abordagem que utilizaremos, temos três tipos de antecedentes:
Sociais (que mostram o lugar de seu
personagem no mundo e afetam sua honra), Situacionais
(se livre ou não) e Profissionais
(que mostram a escolha de ofício de seu personagem que pode ou não ter sido
seguida vida a fora).
Ao criar um personagem
devemos definir qual seu lugar na sociedade.
Ele pode ser um Nobre (que pode ou
não possuir terras) ou um Plebeu. Não
há restrição na escolha de nenhum deles, mas um nobre provavelmente será alguém
de poucas posses e um plebeu será vassalo de alguém quando situado em uma terra
ou não terá apoio financeiro /jurídico quando em aventuras.
Em seguida, definimos qual
a situação de nosso personagem. Ele pode ser livre (sem apego a nenhum
senhor, mas com direitos a prestar juramento à quem quiser), juramentado
(alguém que prestou juramento a uma pessoa ou ordem) ou escravo (posse de
alguém).
O guerrreiro de nosso
exemplo provavelmente seria um plebeu livre, uma vez que nasceu
trabalhando a terra, mas partiu quando foi a hora.
Já os antecedentes
profissionais represen-tam a escolha do personagem para ganhar sua vida. Ela
pode ser seguida até este momento ou ter sido deixada para trás, mas faz parte
da vida do personagem.
O antecedente não precisa
necessariamente estar ligado a sua classe, assim, um personagem que escolheu o
antecedente “acólito” pode ser um guerreiro, ou um “soldado” pode ter se
entregue à vida monástica, por exemplo.
Para não nos delongarmos,
não vou apresentar os anteceden-tes em todos os seus detalhes (deixemos isso
para outro Arcanjo), mas os antecedentes profis-sionais estão divididos em seis
categorias:
Acólito: Acolítos estão ligados à um credo ou igreja, servindo como
mediadores entre suas organizações e os homens (Exemplos: Eremitas,
Inquisidores, Monges, Padres, Pregadores, etc.);
Artista: Você vive de sua arte e das coisas que a natureza – ou algum
mecenas – dá. (Exemplos: Arautos, Bardos, Escultores, Gladiadores,
Pintores);
Criminoso: Criminosos são ligados ao submundo e às vigarices (Exemplos: Andarilhos, Cortesãs, Espiões, Ladrões, Vikings);
Escolástico: Sábios e eruditos, os escolásticos preservam
conhecimen-tos do mundo (Exemplos: Alquimistas, Aprendizes de mago,
Curandeiros, Herboristas, Mapistas, Sábios);
Soldado: O braço armado regular de alguma cidade, reino, nobre ou
organização (Exemplos: Batedores, Caçadores, Cruzados, Ginentes,
Milicianos, Regulares);
Trabalhador: Talvez o tipo mais comum, trabalhadores tiram
da terra e de seu esforço o pão de cada dia (Exemplos: Fazendeiros,
Ferreiros, Oleiros, Ourives, Pescadores, Tratadores);
Assim, nosso guerreiro
pode ter começado sua vida como fazendeiro, miliciano ou guarda-costas de uma
caravana, conforme seu histórico nos reza, mas esta escolha talvez mude tudo o
que se sabe sobre o personagem.
Vejam que até aqui não
falamos do presente ou futuro de nosso personagem-exemplo e seu histórico ainda
pode ser resumido em uma ou duas frases. Isto não é errado, em especial para
jogos em que a letalidade é alta, para mestres que amam TPK (Total Party Kill ou Todo o Grupo Morre), mas mesmo em jogos
onde o histórico é mais valorizado, serve como ponto de partida. Mas o próximo
tópico é essencial.
Objetivo Geral
O que move seu personagem?
Isto pode parecer uma pergunta boba, mas não é. O que ele quer? Vingança?
Riquezas? Poder? Deseja resgatar alguém ou mostrar o quanto é valoroso?
Até agora temos um
personagem com passado, mas sem objetivo:
Meu personagem é um guerreiro, um plebeu livre, que aprendeu
o manejo da espada com seu pai para ajuda-lo na defesa da fazenda em que vivia
com ele e com suas irmãs, e da cidade contra os orcs. Quando se tornou mais
velho, uniu-se a uma caravana de comercio como guarda-costas e permaneceu com
ela até algumas semanas atrás, quando partiu para uma vida de aventuras.
Simples, curto, objetivo e
satisfatório. Ou nem tanto. O último passo, o Objetivo Geral, será o diferencial aqui. O histórico de nosso
guerreiro, quando dilapi-dado, com alguns pou-cos acréscimos, pode nos dar um
número quase infinito de personagens. Então, vamos apresentar três deles como
exemplo:
Falcão (Guarda-Costas)
Falcão é um guerreiro, um plebeu livre soldado mercenário,
que aprendeu o manejo da espada com seu pai para ajuda-lo na defesa da fazenda
em que vivia com ele e com suas irmãs, e da cidade contra os orcs. Quando se
tornou mais velho, uniu-se a uma caravana de comercio como guarda-costas e
permaneceu com ela até algumas semanas atrás, quando partiu para uma vida de
aventuras.
Jovem e bem constituído,
assistiu com tristeza a vida simples de seu pai, um trabalhador, perder pouco a
pouco suas terras para um nobre local. Com pouca ou nenhuma ambição além de
conseguir dinheiro para sua família ou quem sabe (objetivo geral), Falcão empresta
seus trabalhos como mercenário e guarda-costas para quem puder pagar mais.
Galatéia (Fazendeira)
Galatéia é uma guerreira, uma plebeia livre, que aprendeu o
manejo da espada com seu pai para ajuda-lo na defesa da fazenda em que vivia
com ele e com suas irmãs, e da cidade contra os orcs. Quando se tornou mais
velha, uniu-se a uma caravana de comercio como guarda-costas e permaneceu com
ela até algumas semanas atrás, quando partiu para uma vida de aventuras.
Sempre ligada à vida na
fazenda (trabalhadora: fazendeira)
partiu com suas irmãs e seu pai para terras com oportuni-dades melhores. Após
estabelecer sua família em uma cidade próxima, mas não satisfeita, despediu-se
de seu pai e suas irmãs, prometendo voltar assim que conseguisse suas pró-prias
terras (objetivo geral).
Urack (Miliciano)
Urack Urackson é um guerreiro, um plebeu livre, que aprendeu
o manejo da espada com seu pai para ajuda-lo na defesa da fazenda em que vivia
com ele e com suas irmãs, e da cidade contra os orcs. Quando se tornou mais
velho, uniu-se a uma caravana de comercio como guarda-costas e permaneceu com
ela até algumas semanas atrás, quando partiu para uma vida de aventuras.
Urack chamou a atenção de um dos chefes da
milícia local, que o recrutou para as muralhas da cidade, e em pouco tempo,
Urack estava nas forças de defesa do reino. Hoje Urack deseja a todo custo
tornar-se um oficial graduado e, quem sabe, até um cavaleiro (objetivo
geral) para levar orgulho, honra e uma vida melhor a seu pai e irmãs.
Ainda falaremos mais sobre a criação de histórico de personagens, aguarde!
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Abraços Fratentos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa ideia foi show de bola, parabéns pela força acredito que pode ser uma mecânica melhor desenvolvida pode trazer beneficioso para criação do background.
ResponderExcluirFicos felizes que tenha gostado e estqmos abertos a sugestões! :D
ResponderExcluirAbraços!
Pra mim tá perfeito! Adorei.
ResponderExcluirAss: Franz Andrade.