sábado, 1 de dezembro de 2018

Pequeno Panteão – Boreaz, a Senhora do Inverno


Boreaz é a senhora do inverno, a deusa do fim e senhora das tempestades. Ela é considerada uma divindade distante e fria, sendo temido e respeitado, mas é considerada uma divindade próxima e bastante amável com os nórdicos. Ela é visto como uma divindade do fim e da morte por sua associação com o inverno, mas raramente se roga a ele pela alma dos defuntos.
  • Outros nomes. Binah, Avó-Trovão, Senhora do Inverno, Armada com o Trovão, Trilhadora das Tempestades, Senhora do Fim, Mãe-dos-que-pereceram, O Frio;
  • Domínio. Ar, Frio, Runas, Samhain;
  • Alinhamento. Neutro;
  • Arma Favorita. Martelo.


Símbolo e Livros
O símbolo mais usado de Boreaz é o floco de neve, chamado por seus seguidores de Winterhammer ou, martelo do inverno. É comum que seja representado por um martelo com a cabeça virada para baixo, simbolizando o peso do inverno sobre a vida dos mortais. Boreaz não possui livros sagrados, mas seus ensinamentos são transformados em poemas épicos por seus sacerdotes, declamados e distribuídos por todos os locais onde seus sacerdotes fazem pouso ou morada.

https://game-icons.net/

Santuários e Clero
Boreaz não exige templos, mas seus seguidores costumam erguer dolmens em sua homenagem, talhados com runas, petroglifos representando flocos de neve, ursos, javalis e raposas das neves. As festas e sacrifícios em nome da divindade costumam ser feitos aos pés dos dolmens.

O clero é organizado, mas descentralizado, sem hierarquias longas: ele é dividido entre padres e anciões. Os anciões são eleitos a cada seis anos para presidir o conselho e suas ordens costumam ser acatadas sem muita discussão.

Seu clero veste uma túnica azul com capuz, runas prateadas e estola verde. Portam o cajado cerimonial, mas preferem martelos como arma. É um costume derramar a primeira caneca de cerveja de uma rodada em honra a boreanaz.

Dogmas
Boreaz demanda a seus seguidores que:
  • Respeitem a vida e a morte. nunca negar o pedido de extrema unção a um enfermo ou moribundo;
  • Não temam a morte. O fim, assim como o inverno, representa o fim de um ciclo e o início de outro;
  • Respeite o povo e sua forma de vida. Seja um conselheiro, não um tirano. Ouça as histórias do povo da terra e mantenha suas tradições.

Novos Domínios
  • Frio. O domínio do Frio concede ao clérigo Resistência a Frio 5 (Natural ou mágico);
  • Runas. Uma vez ao dia o clérigo pode escrever uma magia conhecida em um pergaminho. A magia deve ser dois círculos abaixo do que o atual círculo conhecido (assim, um clérigo quer tenha acesso a magias do terceiro círculo pode escrever pergaminhos com magias de primeiro círculo);
  • Samhain. O domínio do mundo dos mortos permite ao clérigo realizar uma pergunta a um espírito uma vez ao dia. A resposta será sempre “sim” ou “não”.

Espero que gostem!

Não deixe de comentar e curtir nossa página no Facebook!

Abraços fraternos,

Sérgio “O Alquimista” Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário