quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Semana da Bruxa – Destilando Conceitos: A Donzela, a Mãe e a Anciã


Salve Bravos!

Mais um dia, mais uma postagem da semana da bruxa, hoje com um dos aspectos mais tradicionais da bruxaria: A Deusa Tríplice!

O conceito de deusas tríplices não é novo: Elas estavam presentes na mitologia celta, na mitologia nórdica e grega (nornes e parcas), mas tem sua origem ainda mais longe.

Segundo Joseph Campbell, no livro O Herói de Mil Faces, a

"mitologia astral sumeriano-babilônica identificava os aspectos da fêmea cósmica com as fases do planeta Vênus. Como estrela matutina, era a virgem; como estrela vespertina, a meretriz; e, quando se extinguia, sob o calor do sol, era a bruxa do inferno."

Este conceito de deusas trinas pode ser utilizado facilmente em cenários de fantasia que conseguem naturalmente comportar qualquer tipo de panteão, mesmo que de forma anacrônica, ou divindade.

À princípio devemos salientar que sua representatividade esta relacionada, em sua grande maioria, à lua e suas fases. As culturas que adoravam as deusas trinas costumavam associas à lua crescente, a deusa donzela, à lua cheia, a deusa mãe e à lua minguante, a deusa anciã.

Se trabalharmos estas divindades numa visão arquetípica, podemos associar a donzela ao novo, ao despertar da sexualidade, da coragem, libredade e, porque não, à primavera. Ainda utilizando este raciocínio, associamos à deusa mãe aspectos de reprodução, família, estabelecimento e fundação, ao passo que a anciã carrega o manto da sabedoria, da magia, do inverno e da morte.

À seguir vamos apresentar três divindades que seguem a divisão primal destas divindades.

Thuany
Atributos: Deusa lunar da fertilidade, caça, liberdade, nascimento e da terra;
Símbolos: Um círculo de bronze ou uma coruja vermelha.

A Deusa Donzela é uma das maiores caçadoras que já existiu. Acompanhada sempre por seu cavalo Antares, Thuany cavalga pelas pradarias e ermos em busca de novos desafios, por mais perigosos que sejam.

Esta deusa é cultuada por amazonas, bruxas e guerreiras que não se prendem à frivolidades urbanas, vivendo apenas de sua coragem e do que a terra lhes provê.

Thuany é também chamada de a Senhora da Roda de Bronze, pois carrega consigo a coragem das caçadoras e o espírito de liberdade e da rebeldia daqueles que reconhecem o valor das regras, mas acima de tudo, o valor de poder quebrá-las.

Seus cultos são realizados no princípio da primavera, onde suas adoradoras realizam uma grande caçada e sacrificam o maior animal caçado em uma pira devocional, vestidas apenas de céu ou com a pele ainda fresca de suas caças sobre o corpo.

Ela também é a deusa das parteiras e a ela é rogado que os bebês nasçam saudáveis e fortes.

Thuany roga a seus seguidores que
  • Lutem pela liberdade, seja própria ou de outrem;
  • Consumam alimento caçado por eles mesmos pelo menos uma vez ao mês;
  • Celebrem a felicidade, a vida e a liberdade onde quer que estejam.


Rose
Atributos: Deusa lunar da casa, do conhecimento, da agricultura, da guerra, do fogo e do ar;
Símbolos: Um círculo de ouro ou uma coruja negra.

Rose é uma deusa amada e odiada, dependendo de sua origem. Ela era considerada uma deusa menor dos lares quando os invasores chegaram saqueando as casas, destruindo famílias, vandalizando plantações e estabelecendo a força o culto a sua divindade.

Segundo o mito, a antiga deusa mãe de seu panteão fora destronada e escravizada pelo deus estrangeiro e sem o poder de sua esfera de influência, a guerra, seu povo era acossado dia após dia. Em determinado momento Rose começou a ouvir orações desesperadas dos mortais clamando por justiça e vingança. Ela era uma deusa pacata e nunca havia tocado em uma arma, mas era versada no uso da foice, sua ferramenta na colheita. Armada somente com seu instrumento e com coragem divina, ela avançou contra os invasores e conseguiu retardar seus avanços, retomando terras e destruindo exércitos.

Ela ainda busca a antiga deusa-mãe, mas por enquanto seus esforços tem sido em vão.

Rose é a deusa do verão e do outono, preparando seus filhos para os rigores do inverno. Ela é a mãe protetora que conduz sua prole da infância imatura, molda seu caráter e os prepara para o dia em que encontrarão seu derradeiro destino.

Rose clama a seus seguidores que
  • Protejam os mais fracos, cedendo-lhes abrigo e comida quando possível;
  • Respeitem a terra e os frutos que ela provê;
  • Defenda sua terra e aqueles que dela vivem com sua vida.
Clara
Atributos: Deusa lunar da magia, da profecia, da morte e da água;
Símbolos: Um círculo de prata ou uma coruja branca.

Clara é a distante divindade do fim. Seu nome é sempre seguido de benzeções para espantar a derradeira hora e os mais incultos a consideram uma divindade má, pois ela traso fim do que há de mais precioso: a vida.

A despeito dos preconceitos, Clara é uma divindade bem humorada, mas bastante contemplativa, a quem os mortais clamam quando desejam saber os segredos das estrelas e das profecias. Ela é uma deusa largamente cultuada por magos e astrólogos, que não se referem a ela por seu nome, mas por sua alcunha de "Velha Amiga".

Clara é uma deusa sábia e bastante antiga, anterior até mesmo aos deuses mais velhos, mas é representada como uma bela e jovem mulher de pele prateada e cabelos negros, ornada com colares de prata e vestindo um manto branco que lhe cobre o topo da cabeça e os olhos.

Clara pede a seus seguidores que
  • Não temam o fim, pois mais do que o fim da vida, ele é o início de outra;
  • Contemplem os astros e os mitos e estejam abertos aos sinais que eles podem nos dar;
  • Nunca neguem os ritos fúnebres a qualquer um que o solicite.
____________________________________________________________

Espero que tenham gostado!

Não deixem de comentar, seu feedback é muito importante.

Abraços Fraternos,


Templário de Thiro (casadoalquimista@gmail.com)

3 comentários:

  1. Estas 3 divindades estão relacionadas às 3 fiadeiras ou senhoras da mitologia grega/nórdica ou estaria mais relacionada às divindades da natureza dos Celtas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a nenhuma delas e a todas elas ao mesmo tempo. Eu só utilizei co conceito de deusas tríplices e aos arquétipos universais presentes em várias mitologias.

      Caso você as utilize em campanha, elas podem ser utilizadas tanto como as tríplices gregas/nórdicas ou como divindades da natureza celtas.

      Excluir
  2. Estas 3 divindades estão relacionadas às 3 fiadeiras ou senhoras da mitologia grega/nórdica ou estaria mais relacionada às divindades da natureza dos Celtas?

    ResponderExcluir